Imprimir

A psicóloga Rute Machado e a Profa. Dra. Lucila Moraes Cardoso estão desenvolvendo, no mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC), a pesquisa “Brincadeiras Perigosas e Traços de Personalidade na Adolescência: um Estudo de Avaliação Multimétodo”. O objetivo desta pesquisa é investigar as relações entre traços de personalidade, características emocionais e a participação de adolescentes em ‘brincadeiras perigosas’.

 

O que são ‘brincadeiras perigosas’?

As ‘brincadeiras perigosas’ são comportamentos de risco praticados por crianças e adolescentes em um contexto supostamente recreativo e de socialização entre pares, sendo classificadas em três grandes modalidades, a saber, ‘jogos de agressão’, ‘jogos de não oxigenação’ e ‘jogos de desafios’. Esses comportamentos podem ocasionar inúmeros danos à saúde das crianças e dos adolescentes. Por meio desse estudo, desejamos contribuir com profissionais da saúde e da educação que atuam com adolescentes, fornecendo-lhes informações úteis ao planejamento de atividades de prevenção e intervenção às ‘brincadeiras perigosas’.

 

Como será a pesquisa?

A pesquisa está sendo realizada, no formato remoto, com adolescentes de 12 a 17 anos, advindos de escolas públicas e particulares do estado do Ceará. Para isso, os participantes devem responder alguns questionários e escalas disponíveis em um formulário online, cujo link de acesso é https://cutt.ly/pesquisa-online

A resolução desses instrumentos pode durar, em média, de 20 a 30 minutos. Ao concluir a atividade, o adolescente poderá visualizar seus resultados nos questionários de personalidade. Lembre-se que a participação do adolescente na pesquisa requer o consentimento do responsável legal. Se desejar participar ou obter mais informações, acesse o link https://cutt.ly/pesquisa-online ou entre em contato com as pesquisadoras por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Se possível, ajude-nos divulgando o link da pesquisa com familiares, amigos ou adolescentes do convívio. Desde já, agradecemos sua colaboração!